Notícias

Música e cultura embalam o Centro de Convivência dos Jogos Escolares

Centro de Convivência é o ponto de encontro dos jovens talentos do esporte nacional

CCV WR 0911 35
Crédito: Gaspar Nobrega/ Inovafoto/ COB
Atribua uma nota:

Do carimbó ao lundu, do tecnobrega ao calipso. Os participantes dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, etapa para jovens atletas de 15 a 17, têm a oportunidade de conhecer a diversificada cultura paraense em apresentações realizadas no Centro de Convivência do evento, localizado no Hangar. Já que esporte e música andam juntos no evento, diversos grupos folclóricos passarão pelo palco montado no local até o final da competição. Um dos que já se apresentou foi a Pestalozzi do Pará, que encantou os jovens atletas com o projeto “Incluindo com dança”.

O grupo Folclórico da Pestalozzi do Pará existe há 34 anos e busca integrar pessoas com deficiência através de variadas atividades socioculturais, como destaca a coordenadora do projeto, Maura Medeiros. “Ensino a se respeitarem, se tratarem como irmãos e cuidar um do outro”, ressalta Maura. Antes da apresentação para os alunos-atletas, uma das mais animadas dançarinas paraenses era Vivian Andrade, 36 anos. Com déficit de aprendizagem, ela faz parte do projeto há 26 anos e estava cheia de expectativa antes do show. Perguntada sobre a participação nos Jogos, Vivian resumiu tudo o que estava sentindo em uma frase: “Estou muito feliz demais”.

Francisca da Silva, 62 anos, acompanha a filha Ana Maria da Silva, 21 anos, portadora de Síndrome de Down, em todas as apresentações. Segundo a mãe da jovem, o projeto ajudou no desenvolvimento intelectual e motor de Ana Maria. Para a gerente de Atividades Complementares dos Jogos Escolares, Paula Hernandes, o evento proporciona inclusão em qualquer segmento. “Nossa preocupação é dar oportunidade para que todo mundo consiga mostrar o que tem de melhor e inserir cada vez mais as crianças no esporte e na vida”, destaca Paula.

Além de grandes atrações regionais, o Centro de Convivência possui um amplo espaço musical. Através das parcerias, os jovens atletas acompanham apresentações de DJs, assistem a shows e podem mostrar todo o talento no karaokê.

Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...