Notícias

Londrina recebe os Jogos Escolares da Juventude - etapa de 12 a 14 anos, a partir desta quinta, dia 4

Dos 97 atletas brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos da Juventude, 54 passaram pelos Jogos Escolares

Atribua uma nota:

Maior celeiro de talentos para o esporte olímpico brasileiro, os Jogos Escolares da Juventude chegam esta semana a Londrina, para a etapa para atletas de 12 a 14 anos. A partir desta quinta-feira, dia 4, a cidade paranaense se torna a capital do esporte estudantil brasileiro, recebendo cerca de 4 mil alunos/atletas de 1.350 escolas de todo o país que participarão da competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O objetivo principal do COB com os Jogos Escolares da Juventude é a contribuição para a inserção social através do esporte, além do incentivo à prática esportiva nas escolas. Porém, cada vez mais os Jogos se consolidam como o grande revelador de potenciais atletas para o alto rendimento. “As confederações brasileiras olímpicas enviam observadores para os Jogos com o objetivo de detectar talentos para o esporte brasileiro”, explicou Edgar Hubner, Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB e Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude. “Muitos jovens que passaram pelos Jogos Escolares já estão representando o Brasil nas principais competições do calendário internacional. E ganhando medalhas”, disse Edgar.

Dos 97 atletas brasileiros que participaram com sucesso dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, encerrados na semana passada, 54 passaram pelos Jogos Escolares da Juventude. Entre eles os medalhistas Layana Colman (judô), Hugo Calderano (tênis de mesa), Matheus Santana, Luiz Altamir, Giovanna Diamante, Natalia de Luccas (natação) e Duda Lisboa (vôlei de praia). Dos 81 atletas do Time Brasil que participaram da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, em 2010, 35 foram revelados através dos Jogos Escolares.

E não é só para os Jogos Olímpicos da Juventude que a competição estudantil brasileira está revelando talentos. Os Jogos Escolares da Juventude revelaram 17 atletas para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Londres 2012. O evento foi o responsável pelo surgimento de medalhistas olímpicas como as judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar, das finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, e do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, entre outros.

“Eu vejo que muitos atletas que participam dos Jogos Escolares podem chegar à seleção brasileira, como foi o meu caso. Temos muitos atletas talentosos, experientes, apesar da pouca idade. Os Jogos Escolares são uma base para eles”, afirmou a judoca Sarah Menezes, medalhista olímpica de ouro em Londres 2012, revelada nos Jogos Escolares. Acostumada a quebrar barreiras, a campeã olímpica, única a subir ao lugar mais alto do pódio na história do judô brasileiro, dá a dica aos jovens atletas que perseguem o sonho de conquistar títulos importantes na carreira esportiva. “Eles devem acreditar no talento deles, porque tudo é possível na vida da gente. Basta acreditar e tentar, treinar e se dedicar que a gente chega lá”, contou.

Londrina - Os Jogos Escolares da Juventude Londrina 2014 reunirão, entre os dias 4 e 12 de setembro, jovens de todos os estados brasileiros na disputa de 13 modalidades esportivas, além de várias atividades culturais e educativas. Aproximadamente 4.660 pessoas estão envolvidas com o evento, entre atletas, técnicos e dirigentes dos  estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma delegação de Londrina. Este é o novo recorde de participação do evento.

Em Londrina serão disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Além das competições, os jovens atletas terão a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...