Notícias

Cultura e diversão, atrações à parte nas Olimpíadas Escolares

Ônibus da Biblioteca Móvel recebe doações do COB e da delegação de Goiás

1309_Biblioteca_movel
Crédito: Heuler Andrey/AGIF/COB
Atribua uma nota:

Muitas atividades esportivas e culturais estão sendo realizadas durante as  Olimpíadas Escolares 2012, de 12 a 14 anos, que terminam neste sábado em Poços de Caldas (MG). E, mais uma vez, a gerência de atividades de educação e cultura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) está presente com sua programação de entretenimento e desenvolvimento da população local e dos jovens atletas olímpicos.

Diferente dos anos anteriores, quando a equipe de educação e cultura levava suas atividades até as escolas da cidade, agora são as escolas públicas e privadas que vão até os eventos coordenados pela gerente de Programa Educativo Cultural das OEs, Nira Lima. Com a novidade, a programação ficou dividida entre o Espaço Cultural da Urca, no centro de Poços de Caldas, e o Centro de Convivência do evento, localizado no CENACOM.

No Centro de Convivência, os atletas têm acesso à biblioteca com livros sobre esporte, podem participar de jogos da memória relacionando alimentação e nutrição, deixam mensagens no mural oficial das Olimpíadas Escolares e prestigiam a exposição com imagens do evento e também das Olimpíadas de Londres 2012, podendo tirar fotos em um pódio com uniformes oficiais.

“O Centro de Convivência é voltado para os atletas e suas delegações. Nas atividades, procuramos estimular a integração entre os estudantes, sempre envolvendo o esporte. É um local de lazer, para relaxar, onde jovens de vários estados trocam experiências”, explica Nira. “Eles adoram ficar por aqui, conversam e jogam. Quando acabam já querem jogar novamente. É muito divertido”, acrescenta a voluntária Márcia Nonato.

Já nas programações da Urca, a ideia é aproximar a criançada de Poços de Caldas ao esporte das Olimpíadas Escolares. Pelo local acontecem diariamente oficinas de vídeos e de leitura, além do tradicional teatro de bonecos. “São crianças de várias idades e de regiões diferentes. Elas ficam encantadas com as atividades. Para a maioria, tudo  é mágico e único. Elas aprendem e também nos ensinam muita coisa”, diz, emocionada, Nira.

Na tarde desta quinta-feira, dia 13, foi realizada a doação de cerca de 200 livros para o projeto Biblioteca Móvel da Prefeitura de Poços de Caldas. A gerente Nira Lima adotou o projeto idealizado pela bibliotecária da Prefeitura da cidade, Angela Nogueira. “Este projeto era um sonho, em qualquer país a educação é iniciada nos livros. A ideia sempre foi levar a biblioteca para as zonas rurais e cidades mais distantes, colocando crianças e adultos em contato com a cultura, por meio de livros e das artes.”, afirma a bibliotecária, que, além da Biblioteca Móvel, é responsável pelas outras três bibliotecas da cidade.

Além da gerente Nira Lima e da bibliotecária Angela Nogueira, o evento de entrega dos livros também contou com a participação do diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner; do diretor de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Passos; da Secretária de Turismo e Cultura da cidade, Dulce Golveia; do secretário de Esporte, Carlos Alberto dos Santos; e da equipe que trabalha no ônibus móvel: a auxiliar Angelina Angelo, o guarda mirim Lucas Oliveira e o motorista Virgínio Silva Soares.

“É sempre um prazer participar deste tipo de ação. É muito importante para o COB deixar valores nas cidades por onde passa com seus eventos. Não poderíamos deixar um movimento como esse de fora dos nossos planos”, diz Nira, agradecendo também a delegação de Goiás que ajudou com a doação de alguns exemplares.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo do Estado de Minas Gerais.

Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...