Notícias

Colégio BJ, de Pernambuco, vence a segunda consecutiva e chega às semi no basquete feminino

Equipe de PE já tem saldo de 149 pontos a favor no Grupo A, II Divisão, dos Jogos Escolares da Juventude

Jogos Escolares da Juventude 15-17 Anos
Crédito: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB
Atribua uma nota:

Depois de estrear com uma vitória por quase 90 pontos de vantagem (133 a 44) sobre o Flora Calheiros (RO), a equipe pernambucana do Colégio BJ alcançou seu segundo triunfo consecutivo nesta quarta-feira, dia 13, e também garantiu a classificação antecipada às semifinais da segunda divisão do basquete feminino nos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, etapa de 15 a 17 anos. Sob o comando da experiente ala Leticia Xavier e da pivô Gessiane Araújo, o BJ não deu chances ao Colégio Batista, do Ceará, e venceu a partida por 91 a 31. Na terceira rodada, nesta quinta-feira, o BJ encara o Seb. Dínatos, do Distrito Federal.

Base da equipe Sub-17 do Sport Clube Recife, o BJ não tomou conhecimento do adversário. Com auxílio das gêmeas Tainá e Tainara Carloto, a pivô Gessiane dominou os dois garrafões, tanto no ataque quanto na defesa, e foi a cestinha da partida com 34 pontos, 20 a menos do que fez na véspera. Com apenas 17 anos e 1,84m de altura, Gessiane já vem sendo convocada para algumas partidas da equipe adulta do Sport, campeã da última temporada da Liga de Basquete Feminino.

"Sou de Goiás. Saí de casa aos 13 anos, mas antes de chegar a Recife já passei por Minas Gerais e São Paulo, onde fui campeã paulista. No início eu chorava muito de saudade de casa, mas hoje estou acostumada", diz a pivô, que se espelha na pivô Érica (WNBA) e na armadora Adrianinha, ambas da seleção brasileira e suas companheiras de clube no Sport Recife.

Apesar das duas imponentes vitórias até o momento na competição, as jogadoras do BJ mantêm os pés no chão e pregam a seriedade e aplicação tática ao comando do técnico Erivaldo. Recém-chegada da seleção brasileira Sub-17, com a qual foi campeã sul-americana no Equador, no mês passado, Leticia Xavier é um dos destaques da equipe pernambucana.

"Começamos a treinar juntas apenas este ano, mas a cada jogo que passa estamos mais unidas. Tivemos duas importantes vitórias, mas para conquistarmos a vaga na primeira divisão novamente, precisamos continuar jogando com a mesma seriedade", completa Leticia.

Mais cedo, na partida de abertura da rodada, no Ginásio do Sesi, o Colégio Darwin, do Espírito Santo, venceu o Colégio São José, de Goiás, por 38 a 27.

Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...